sábado, 17 de março de 2012

Tigre da noite. "Wander Wonder"

Música é em minha vida, algo como religião. E em miados de 2011(risos) conheci uma banda que se chama Balam Acab. Entre uma noite e outra de insônia, descobri algo genial, pequeno e grandioso ao mesmo tempo. Uma boa composição nem sempre é algo que busco numa playlist, e depois de descobrir Balam entendi que tenho um certo "feeling".O Balam Acab sempre esteve junto da #tag "Witch house", música arrastada e cheia de meandros com supostas conexões com o oculto (que de house não tem nada). Talvez tenha sido uma brincadeira que saiu ligeiramente do controle dos seus pioneiros, e as centenas de capas sinistras e alusões nada comedidas a símbolos pagãos ganharam uma certa projeção na internet e na mídia musical. Mas ao contrário de outros nomes que ajudaram a fixar esse gênero como "Salem" e " oOoOO", o Balam Acab não evoca rituais ocultos claustrofóbicos cheios de alucinações auditivas.
Se o som produzido pelo americano Alec Koone é a trilha sonora de um encontro de bruxas, ao ouvir Wander Wonder só conseguimos imaginar um convescote Wicca. Bruxas Wicca moderninhas, é bem verdade. O disco de oito faixas é em alguns momentos literalmente ambient: pássaros cantando, fogo crepitando, madeira que range, o tilintar de objetos metálicos, água corrente.... muita água corrente. Ao ouvir o disco com atenção, um cenário natural rico se desenrola. Florestas verdes e húmidas, povoadas por animais coloridos porém sorrateiros. Imagina-se personagens fantásticos e mitológicos, goblins gananciosos contando moedas de prata, fadas brincalhonas, cidades maravilhosas onde magos poderosos cozinham poções em grandes caldeirões, dentro de torres de mármore rosado. É como se o disco fosse um espelho por onde pudesse se atravessar para chegar a este lugar mágico, e quando se chega lá sente-se um torpor acalorado gostoso. Tá, eu viajo, eu sei. Mas é algo assim. Ao ouvir Balam, sinto uma ligação maior com a natureza. Uma busca do que não vejo ao meu redor. Sinto o que nunca senti. Sentidos à flor da pele. Brisa natural. Viajo. Me arrepio. Fecho os olhos. Sinto.
Quis saber tudo, desde o significado até algo mais sobre as "composições". Encontrei em sites de letra, 6 letras. Procurei também o significado de Balam Acab. Me surpreendi. De novo.
Sobre o nome, descobri que era algo como os primeiros homens, criados a partir do milho. Mitologia Maya. (Eu acho) Balam Acab esignifica "Tigre da noite". Não sei a ordem exata, mas Balam Quitzé foi o primeiro homem feito através do Milho e em seguida viria Balam Acab. Mulher de Balam Acab se chamava Chomiha. Gostaria de ter lido e estudado mais sobre o assunto, mas a vida sem roteador não é nada fácil.
Musicalmente, Wander Wonder(álbum) soa muito mais cristalino do que os primeiros demos e eps do Balam Acab, e isso é mais um fator que o distancia de bandas como oOoOO, por exemplo. (E ah, como acho que essas bandas não são conhecidas, oOoOO é uma banda, que se define como Wicca). Além da rica ambientação, o disco apresenta muitas harmonias gentis de instrumentos de corda, harpas, violoncelos e outras delicadezas, tudo aliado a uma produção eletrônica de baterias downtempo sutis, drones, vocais com o pitch lá em cima (talvez cantados pelas próprias fadas brincalhonas..................não sou louca e nem me drogo) e baixos sintetizados que não engolem o resto das músicas. Tudo isso culmina em belos momentos, como nas faixas "Oh, Why" e "Await". Recomendo "See Birds" e "Dream Out" porque foram as duas primeiras músicas que ouvi de Balam e sem dúvidas estão entre as preferidas.
Suspiros, vozes, gemidos, natureza, talvez harpas. Água, boa melodia, voz indefinida. Feelings, vibes, souls, spirits, nature, essences.
Gostaria de saber onde Alec encontra inspiração e criatividade pra conseguir mexer tão profundamente, apenas com melodia. Melancolia.


Como havia dito, quis saber algo mais sobre as letras. Quis saber se o que eu sentia fazia sentido pelo que meus ouvidos absorviam. Encontrei 6 letras, no Letras.Terra e 6 letras no Vagalume. Achei que faziam algum sentido. Na verdade, achei que fazia todo sentido. Muita melancolia. Mas o que me tirava do sério, era não encontrar tais músicas pra Download e nem no Youtube. Minha dislexia entrou em ação no nível 3.000 e só depois de algum tempo descobri que as letras se tratavam de uma outra banda, que se chamava "Balam Akab". Decepção na certa. Dois minutos depois, percebi que ainda assim faziam todo sentido. Mesmo descobrindo que era uma banda de heavy-metal mexicana.
O intuito deste post é: Queria dividir essa vibe que se chama Balam Acab com o mundo. Porém, sei que 1 a cada 1.000 pessoas vão gostar.


Segue o Link de algumas músicas:






Qual a razão, motivo ou circunstância dessa bagunça no meu sub-consciente?


Balam Acab feels like water running down the sides of my brain.


Organic. Amazing!
 

Pronto, dividi isso com o mundo. Vocês já podem me chamar de louca depressiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário