quarta-feira, 2 de março de 2011

"você continua sendo o sol que nasce depois da minha yelda"

Faltam 3 meses para a noite mais longa do ano. A longa Yelda.
Já estamos no mês 3 e eu com essa tola mania de dizer que o ano mal começou. O tempo passa rápido demais!
Dia 21 de Junho será a yelda. Eu, como boa descendente de afegãos, resolvi levar a yelda como mais uma crença. Sim, tenho a primeira noite de inverno como crença. Veja se pode!
Bom, pra quem não sabe, "Yelda", no afeganistão é a primeira noite de inverno, que no caso é a mais longa do ano, sem estrelas, escuridão total. E é tradição de que as pessoas que sofrem por amor, passarem a noite em claro, desejando e esperando dolorosamente o sol. E para quê o sol? Reza a lenda, que o sol traz a pessoa amada. É uma noite triste para os sonhadores! E ah, quem comer melância nessa noite, não passará sede no verão! Tem muitos mistérios que eu não me recordo, mas perguntarei ao meu baba!


Eu não entendo mais de solstício, apredi isso na terceira série, mas tem todo um ritual que eu juro que não sei explicar. Mas é um ritual bonito, profundo..
O bom de não saber fazer certo é que posso fazer do meu jeito torto. Provavelmente passarei a noite em claro, fumando e ouvindo música, então não será tão tradicional. Até porque eu não sigo raízes!
E ah, posso fazer aqui, na varanda do apartamento, não preciso nem ir a Cabul.


Boa noite!
Beijos e os meus dois seios,

Gabi.

3 comentários:

  1. Parecia que eu estava relendo "O caçador de pipas" lindo lindo! Beijo.

    ResponderExcluir
  2. O título eu tirei do livro, que eu amo amo!
    E muito obrigada! ^^

    beijinhosss

    ResponderExcluir
  3. Minha parte favorita do livro.. sempre digo a minha amada que ela é O SOL DA MANHÃ DEPOIS DA MINHA YELDA ... mesmo depois de termos ficado separadas.. por 2 anos todos os dias foram Yelda para mim... mas enfim o sol chegou e trouxe com ele a minha amada... *-* .

    ResponderExcluir